O porcelanato é um dos tipos de revestimento mais escolhidos atualmente, tanto pela sua beleza, quanto pela sua durabilidade, versatilidade, variedade de cores, texturas e acabamentos, além da facilidade na manutenção.
O porcelanato da Portobello pode ser usado em pisos e paredes, de acordo com as especificações técnicas de cada produto, tanto em ambientes internos quanto externos, sendo uma ótima opção para quem busca um revestimento elegante e durável para sua casa ou ambiente comercial.
O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico de alta qualidade, produzido com tecnologia avançada e matérias-primas selecionadas. Os modelos de porcelanato da Portobello possuem baixa absorção de água e alta resistência mecânica.
Há vários tipos de modelos de porcelanato, que podem ser aplicados no piso, teto, bancadas de cozinhas e até mesmo mobiliários. Além disso, é possível encontrar os mais diversos tamanhos, cores e texturas.
Qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?
Conheça, a seguir, as diferenças entre porcelanato e cerâmica:
Composição: enquanto a cerâmica possui cerca de 70% de argila e 30% de rochas, o porcelanato é exatamente o inverso: 30% de argila e 70% de rochas, o que implica em maior durabilidade;
Absorção de água: o porcelanato possui baixa absorção de água (no máximo 0,05%), tornando-o mais resistente a manchas, além de ser fácil de limpar. Já a cerâmica possui maior absorção de água (entre 0,05% e 3%), estando mais suscetíveis a manchas e possíveis desgastes;
Resistência: o porcelanato possui maior resistência, ou seja, suporta melhor impactos e desgastes. Apesar disso, se bem cuidada, a cerâmica também é um revestimento de alta durabilidade;
Formatos: a cerâmica é encontrada em tamanhos menores, sendo o mais comum o de 60x60cm. Já o porcelanato abrange formatos maiores, como 120x120cm, e Lastras, que ficam acima de 90x180cm.;
Custo: devido a todas as suas vantagens, como sua alta resistência e durabilidade, por exemplo, o porcelanato acaba tendo um custo mais elevado ao da cerâmica.
Qual é a vantagem do revestimento de porcelanato?
O revestimento de porcelanato possui a vantagem da durabilidade, de acordo com as especificações técnicas. Com os devidos cuidados, seu projeto permanecerá praticamente intacto por anos, pois sua manutenção é quase inexistente, não mancha e nem risca facilmente.
Além disso, o piso de porcelanato da Portobello possui vários formatos, texturas e cores, com baixa absorção de água.
Resistência e durabilidade
Quando queremos um projeto elegante, sofisticado, versátil e que dure por muitos anos, logo pensamos em porcelanato. Resistência e durabilidade são características importantes quando pretendemos comprar uma peça.
Não importa o modelo, cor, textura ou acabamento, os porcelanatos são indicados para obras comerciais ou residenciais, e podem ser aplicados em pisos, paredes e até teto.
Praticidade
O revestimento de porcelanato é prático porque possui fácil manutenção. Não importa se é utilizado como piso ou em parede, é também de fácil limpeza e exige apenas cuidados básicos para preservar sua beleza e durabilidade.
Beleza
O porcelanato, por si só, já exibe uma beleza inigualável, reproduzindo outros materiais e agradando a diversos gostos, desde os polidos até os mais foscos. Então, não importa o tipo, cor ou textura, o revestimento de porcelanato é um produto atemporal.
Sustentabilidade
O piso de porcelanato é considerado um produto sustentável em razão da forma de exploração das jazidas de argila, que ocorre de forma superficial e racional, diferentemente do processo de extração das pedras naturais. Além disso, é possível reproduzir, com perfeição, materiais naturais como mármores, pedras e madeiras, graças à evolução da tecnologia.
Quais são os modelos de porcelanato?
A Portobello disponibiliza vários modelos de porcelanato. Conheça mais a seguir:
Acabamento
O acabamento do porcelanato é o tipo de tratamento dado à superfície do material. Há vários tipos de acabamento, como polido, acetinado e natural, por exemplo. Cada um deles possui características específicas e pode ser mais adequado para diferentes ambientes. Mas antes de qualquer escolha, é aconselhável prestar atenção às especificações técnicas do produto.
Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado possui um acabamento com menos brilho do que o polido, por exemplo, e por isso, tem a aparência acetinada. Devido ao tom mais fosco, esse modelo propicia um ambiente mais aconchegante, sendo ideal para salas e quartos.
Porcelanato esmaltado
O porcelanato esmaltado possui uma camada de esmalte em sua superfície, que pode ter acabamento liso ou áspero.
Porcelanato polido
Com superfície lisa e brilhante, o porcelanato polido recebe um polimento e uma camada de proteção que deixa o ambiente moderno. É indicado para áreas secas, como salas, quartos e corredores.
Porcelanato natural (técnico)
O porcelanato natural, também conhecido como técnico, não recebe a camada de esmalte na superfície. O produto é mate, deixa o ambiente aconchegante e é muito utilizado em projetos comerciais por sua grande resistência ao escorregamento.
Porcelanato EXT
O porcelanato EXT é muito utilizado na área externa, já que possui uma superfície abrasiva, o que faz com que o material não escorregue. O material é rústico e uma ótima opção para locais como fachadas, varandas, quintais e jardins.
Porcelanato decorado
O porcelanato decorado é capaz de reproduzir diversas imagens com fidelidade nas peças, simulando paginações de madeira, pedras naturais, mármore etc.
O revestimento pode ser usado tanto em pisos como paredes, incluindo áreas úmidas e secas, portanto, nos mais variados ambientes. Mas atente-se às especificações técnicas do produto antes de tomar sua decisão.
Porcelanato com textura e relevo
O porcelanato com textura e relevo traz uma nova perspectiva para a decoração de paredes, adicionando movimento ao ambiente e visual moderno com opções quase infinitas.
Porcelanato cimento queimado
O porcelanato cimento queimado é uma alternativa prática e de qualidade para uma decoração moderna.
É um revestimento também conhecido pela resistência e beleza, sendo muito usado em decoração industrial. Contudo, esteja atento às especificações técnicas do produto para aplicá-lo da forma adequada.
Porcelanato geométrico
O porcelanato geométrico possui estampas e formas geométricas em sua superfície. Pode ser usado tanto em pisos como paredes, criando uma atmosfera moderna.
Neste caso, é interessante usar rejunte como protagonista, contrastando ou integrando-se às formas. É uma ótima opção para quem busca alternativas monocromáticas para a decoração.
Porcelanato madeira
O porcelanato madeira é um tipo de revestimento que imita a aparência amadeirada, sendo uma alternativa prática e durável, pois - com os devidos cuidados - praticamente não precisa de manutenção, visto que é mais resistente e sustentável do que a madeira natural.
Ótima opção para quem deseja um revestimento de madeira, mas tem receio de todos os cuidados que o material natural exige ao longo do tempo.
Porcelanato mármore
O porcelanato mármore reproduz a aparência do produto e vira uma alternativa mais acessível para quem gosta do material.
Analisando as especificações técnicas, é possível que a peça seja utilizada em pisos, paredes, bancadas e mobiliários, conferindo sofisticação para o ambiente.
Porcelanato monocolor
O porcelanato monocolor possui apenas uma cor e pode ser encontrado em diversas cores e acabamentos, como acetinado, polido, natural, entre outros. É excelente para quem busca uma decoração clean e minimalista.
Porcelanato pedra
O porcelanato pedra reproduz a aparência do objeto, sendo uma alternativa prática e durável. É um revestimento muito utilizado em ambientes externos para quem gosta de uma decoração rústica. Mas é preciso olhar antes as especificações técnicas a fim de saber se o produto é adequado para o local.
Porcelanato tijolinho (brick)
O porcelanato tijolinho (brick) reproduz a aparência de tijolos aparentes. É uma alternativa prática e durável aos tijolos naturais e ótimo para quem gosta de uma decoração rústica e aconchegante.
Borda
A borda do porcelanato refere-se ao acabamento das laterais da peça. Há dois tipos de borda: a reta (ou retificada) e a bold (ou arredondada). A primeira é cortada em ângulos retos, permitindo que as peças sejam instaladas com um espaçamento mínimo entre elas, de modo mais uniforme.
Já a segunda possui uma leve curvatura, resultando em um espaçamento maior entre as peças, com um visual mais tradicional.
Porcelanato borda bold
O porcelanato com borda bold, também conhecido como borda arredondada, possui uma leve curvatura nas laterais da peça, resultando em um espaçamento maior entre os pisos quando instalados, criando um visual mais artesanal. Esse tipo de borda é comum em revestimentos com acabamento natural ou acetinado.
Porcelanato com borda retificada
O porcelanato com borda retificada, também chamado de borda reta, possui as laterais cortadas em ângulos retos, permitindo que as peças sejam instaladas com um espaçamento mínimo entre elas. Assim, o visual fica mais uniforme e moderno.
Entre os revestimentos, podemos encontrar a peça retificada que reproduz madeira, mármores e metais, por exemplo.
Qual a diferença entre o piso e porcelanato?
O porcelanato é um tipo de revestimento que pode ser usado tanto no chão quanto na parede do projeto. Piso é a superfície onde pisamos.
Portanto, a grande diferença é que o piso pode receber vários tipos de revestimentos, como concreto queimado, vinílico, taquinhos, madeiras e até mesmo o próprio porcelanato.
Qual é o melhor modelo de porcelanato?
Não existe! A escolha do modelo ideal de piso porcelanato depende de vários fatores, como o projeto definido, o ambiente em que será instalado (há modelos de porcelanato para cozinha, para parede, fachada etc).
Por exemplo: o porcelanato polido tem uma superfície lisa e brilhante, sendo indicado para áreas secas, como salas e quartos. Antes de tudo, avalie as características de cada modelo e escolha o tipo de revestimento que melhor atenda às suas necessidades.
Quanto tempo dura o piso de porcelanato?
A durabilidade do piso de porcelanato varia de acordo com vários fatores, como a qualidade do material, a forma como ele é instalado e mantido, e o seu uso. Se bem cuidado, a peça pode durar mais de 20 anos, entretanto é importante seguir as recomendações da Portobello para a limpeza e manutenção do piso, para garantir a sua durabilidade.
Como identificar se o porcelanato é bom?
Há algumas características que ajudam a identificar a qualidade do porcelanato. Uma delas é verificar se o produto possui o selo de qualidade ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica).
Este selo garante que o produto atende às normas e requisitos de qualidade, como a baixa absorção de água (menor que 0,5%), resistência à flexão, gretamento, manchamento, ataque químico e abrasão.
Outra dica é verificar o número do PEI, que classifica a resistência da superfície do piso. Quanto maior o número, maior é a resistência do esmalte.
Qual o porcelanato que não risca?
Alguns tipos de porcelanato são mais resistentes a riscos do que outros. Por exemplo, o porcelanato técnico (que pode ter acabamento polido ou acetinado), é mais resistente a riscos do que o esmaltado, visto que não possui uma camada de esmalte na superfície.
Todos os materiais podem sofrer algum tipo de desgaste se não forem cuidados devidamente. Independente das dicas, é importante seguir as recomendações para a limpeza e manutenção.
Porcelanato mancha?
Os porcelanatos Portobello não mancham, pois recebem uma camada de impermeabilizante à base de água após a produção para evitar esse problema.
A única preocupação é em relação à limpeza do porcelanato. O ideal é não deixar a sujeira por muito tempo no revestimento, pois dificulta a retirada dela. A dica é usar cloro ativo (sempre diluído em água) ou saponáceo cremoso no mesmo momento e seu ambiente voltará a ficar impecável.
Qual a cor do porcelanato mais vendido?
A cor de porcelanato mais usada é o bege. É um tom versátil, clássico e prático de limpar no dia a dia, que combina com todos os cômodos da casa, da sala de estar até a cozinha.
Qual cor de piso combina com tudo?
A escolha pela cor ideal do porcelanato deve ser feita de acordo com o objetivo final para cada ambiente. A decoração pode seguir uma linha harmônica ou contrastar com móveis, cortinas e demais objetos decorativos.
O cinza também é uma cor muito procurada e pode se apresentar em tonalidades claras ou escuras. Como não chama muita atenção, é uma base neutra perfeita de fácil combinação e se adequa aos mais diferentes estilos.
É interessante, antes de fazer a sua escolha, utilizar o círculo cromático. Com ele, é possível fazer várias combinações e tomar uma decisão mais assertiva para o seu projeto.
Porcelanato azul
O porcelanato azul é uma opção para deixar a casa moderna e estilosa. Tons azulados são clássicos e fazem sucesso pelo fato de trazerem sensações de tranquilidade e conforto.
Ele também pode ser usado em composições coloridas, principalmente em áreas de lazer ou cozinhas com uma decoração alegre, com peças de coloração quente ou ainda unido a tons pastel.
Porcelanato bege
O porcelanato bege é uma opção muito elegante e que combina muito bem com ambientes claros. As peças são ótimas opções para serem usadas com paredes brancas ou tons pastel, por exemplo.
Ele também pode ser utilizado em áreas externas, como varandas, áreas de lazer ou jardins, e em banheiros e cozinhas. Vale lembrar que há porcelanatos bege acetinados, polidos, foscos, brilhantes etc.
Porcelanato bicolor
Porcelanato bicolor, como o nome sugere, possui duas cores em sua composição. É um dos revestimentos preferidos das obras e reformas, pois o produto é versátil e possui vários modelos.
Ele pode ser encontrado em opções que reproduzem madeira, na versão polida etc. As peças podem ser usadas nos mais variados tipos de ambiente, de acordo com as especificações técnicas de cada uma.
Porcelanato branco
O porcelanato branco é uma opção versátil e pode ser usado em diversos ambientes da casa. Cozinhas modernas e de visual minimalista ficam incríveis com este piso.
Além disso, ele pode ser utilizado como backsplash (faixa de revestimento que protege a área localizada atrás da pia ou fogão) ou até mesmo na composição da bancada da cozinha. Outro lugar muito usado é na sala, pois é sinônimo de refinamento e sofisticação.
A Portobello disponibiliza porcelanato branco polido, marmorizado, acetinado, rajado, branco com dourado, preto e branco, 3d branco, ripado branco, tipo tijolinho branco, com textura, retificado etc.
Porcelanato cinza
O porcelanato cinza é muito versátil e pode ser usado em diversas superfícies da casa, como em paredes e pisos. A sua neutralidade faz com que ele combine com todas as cores e formas na decoração. Existem vários tipos de acabamentos de porcelanato cinza, como polido, natural, tact, entre outros.
Porcelanato madeira
O porcelanato com reprodução em madeira pode ser usado em banheiros, quartos, salas, cozinhas, áreas externas, home office e até mesmo em escadas e lugares molhados. Mas é sempre bom atentar-se antes às especificações técnicas do produto.
Porcelanato marrom
O porcelanato marrom é uma ótima escolha para sua casa, podendo ser usado em diversos ambientes, como banheiros, quartos, salas, cozinhas e áreas externas. A peça também pode ser utilizada em todo frontão da cozinha, no piso, nas paredes, na bancada da cozinha e atrás da pia.
Inclusive, você também pode substituir uma cabeceira por um painel de porcelanato marmorizado marrom, proporcionando elegância ao seu quarto. Além do marmorizado, é possível encontrar ainda a peça marrom de acabamento polido ou mate
Porcelanato mármore
O porcelanato mármore imita o elemento e é uma escolha elegante para a decoração da casa, podendo ser usado em pisos, paredes, bancadas etc. A depender das especificações técnicas do produto, é uma boa indicação para ambientes molhados ou frios, como banheiros e cozinhas, por ser um revestimento com alta resistência.
Além disso, ele pode ser usado na sala, pois ajuda a trazer sofisticação, tornando-o muito mais elegante. Assim como o marrom, você também pode substituir uma cabeceira estofada por um painel de porcelanato marmorizado.
O produto pode ser encontrado em mármore cinza, branco, preto, marrom, acetinado, branco e preto, polido, branco e cinza, preto e dourado etc.
Porcelanato pedra
O porcelanato pedra imita o produto e é muito versátil. Ele pode ser usado em diversos ambientes da casa, como em pisos ou paredes de áreas internas, como em salas, quartos, e até como painéis de TV, bancadas, fachadas, escadas, paredes, lareiras, lambris e móveis.
Já em áreas externas e úmidas da casa, o porcelanato que reproduz pedra é usado em banheiros e cozinha. Vale lembrar que os seus modelos são bonitos e resistentes.
Porcelanato preto
O porcelanato preto é uma das maiores tendências para projetos modernos e sofisticados. Além de piso, ele também é usado como revestimento de parede e bancadas. Por ser um material resistente e fácil de cuidar, a peça proporciona uma decoração luxuosa e impecável, podendo ser usada em qualquer lugar da casa, escritório ou construção comercial.
Além disso, o porcelanato preto fica perfeito na sala, pois traz uma maior sofisticação ao ambiente, tornando-o mais elegante. Ele também é muito usado em cozinhas, banheiros e áreas externas. É possível encontrá-lo em preto marmorizado, polido, acetinado, fosco, brilhante, ripado etc.
Onde usar porcelanato na sua casa?
Vejamos, a seguir, algumas dicas de onde usar cada tipo de porcelanato em cada cômodo da casa. Mas vale lembrar que são apenas algumas sugestões. O projetista, arquiteto ou designer de interiores são os profissionais indicados para criar as melhores combinações entre os revestimentos e os elementos decorativos da casa.
Porcelanato para quarto
Há diversos tipos de porcelanato que podem ser usados tanto em paredes quanto em pisos de quartos.
O porcelanato polido tem um leve brilho e oferece resistência ideal para um ambiente de pouca movimentação; já o acetinado possui um brilho discreto e textura confortável; o esmaltado tem mais versatilidade de cores e texturas; e o porcelanato tipo madeira traz a sensação de aconchego e aquecimento do ambiente.
Porcelanato para banheiro
Porcelanato para banheiro precisa ser resistente à água e antiderrapante. Podemos citar os materiais com textura natural ou acetinada, que são resistentes ao atrito e evitam a possibilidade de quedas.
Além disso, ele é usado para produzir bancadas, nichos e cubas de porcelanato, pois tem baixo nível de absorção de água e alta durabilidade.
Entre os estilos, podemos citar o porcelanato amadeirado, cinza, marmorizado, preto, branco, bege etc. Para escolher o porcelanato ideal para o seu banheiro, consulte as especificações técnicas de cada produto.
Porcelanato para sala
Os porcelanatos para sala mais utilizados são: acetinado, que possui um brilho discreto e textura confortável; o polido, conhecido pelo seu alto brilho; e o esmaltado, que possui diversas opções de superfície.
Porcelanato para cozinha
Para cozinhas, o porcelanato precisa ser resistente e fácil de limpar. Alguns dos modelos mais indicados são: o esmaltado, resistente à água, respingos de gordura e desgastes causados pela circulação de pessoas; e o porcelanato técnico, que é submetido a altas temperaturas durante seu processo de fabricação, dando, portanto, mais resistência e durabilidade.
Entre as cores mais usadas estão: preto, madeira, cinza, branco, decorados e até porcelanato fosco.
Porcelanato para áreas secas
O porcelanato para áreas secas é aquele que ficará longe da água e umidade, como salas, corredores e quartos. Neste caso, o porcelanato polido é uma boa opção porque ele possui superfície lisa e apresenta um brilho intenso, ajudando a criar um ambiente mais elegante. Ele pode ser usado tanto em paredes como em pisos.
Porcelanato para áreas molhadas
O porcelanato para áreas molhadas deve ser resistente e antiderrapante. Um bom modelo para este caso é o EXT, que tem um acabamento áspero, sendo o mais indicado para locais como piscinas e saunas.
Porcelanato para áreas externas
Para áreas externas, é importante escolher um porcelanato que seja resistente ao sol e água e que seja antiderrapante. Como exemplo, podemos citar o revestimento que imita madeira, mármore, pedra, concreto e até metal. Os estilos podem ser rústicos e em 3D.
Já para fachada externa, temos: porcelanato polido, que traz mais brilho ao ambiente; esmaltado; acetinado, que possui um leve brilho; e o porcelanato EXT, indicado para superfícies abrasivas e que entram em contato com a água.
Porcelanato para áreas internas
Há diversos tipos de porcelanato para áreas internas que podem ser usados tanto em paredes quanto em pisos.
Algumas das opções são:
Porcelanato polido: com brilho intenso, é indicado para áreas secas, como salas, corredores e quartos;
Acetinado: que possui um brilho discreto e textura confortável;
Esmaltado: que apresenta mais versatilidade de cores e texturas.
Escolha sempre o modelo de porcelanato que combine com o estilo do seu ambiente e seja prático para o dia a dia.
Como aplicar o revestimento de porcelanato?
A aplicação do revestimento de porcelanato envolve algumas etapas. Mas, para que o serviço fique impecável, é recomendável contratar um profissional para realizar a aplicação do produto, pois ele tem experiência e conhecimento técnico.
Deixe o contrapiso pronto, limpo e seco, sem resíduos.
A argamassa deve ser aplicada no contrapiso com a ajuda de uma desempenadeira.
Depois, o porcelanato deve ser aplicado com cuidado para que fique adequadamente posicionado. Meça, corretamente, as sobras e jogue-as para os cantos.
Limpe as sobras e utilize o rejunte adequado para cada tipo de piso.
Lançamentos de porcelanatos exclusivos da Portobello
A Portobello está com lançamentos exclusivos dos melhores porcelanatos para todos os tipos de ambientes. A marca tem revestimentos com acabamentos de borda retificada e de superfície natural, polida ou tact. Já as cores, trabalhamos com as mais usuais, como: bege, branco, preto e cinza.
Onde comprar porcelanato?
A Portobello Shop é referência em arquitetura e exposição, com diversas lojas espalhadas pelo país e prontas para lhe atender. Lá é possível encontrar uma experiência de compra centrada no cliente, com a solução completa em revestimentos e complementos.