Com as Mattonelle Margherita, a Mutina trabalhou com cores, em colaboração com a artista Nathalie Du Pasquier, criando um projeto complexo que apresenta uma mistura de diferentes meios estéticos e formas de expressão formais. A coleção é caracterizada por um conceito dual: de um lado, um estilo simples e minimalista, e de outro, uma abordagem corajosa e criativa. Os elementos são criados em grés porcelânico esmaltado, aprofundando-se em uma pesquisa cuidadosa sobre os esmaltes, a fim de identificar os mais reativos, para proporcionar um acabamento brilhante e vibrante à superfície com efeito acetinado.
O universo das Mattonelle Margherita é composto por 41 padrões diferentes, desenhados à mão: 27 gráficos e 6 elementos lisos no tamanho 20,5x20,5 cm, 6 padrões e 2 elementos lisos no tamanho 10,1x20,5 cm. Os gráficos podem ser combinados entre si, permitindo a criação de inúmeras disposições diferentes, sempre novas e inovadoras, adequadas para revestir superfícies inteiras em pisos e paredes, ou para detalhes decorativos interessantes e criativos em qualquer ambiente residencial, como efeitos de painéis de madeira, rodapés e molduras de portas. As combinações sugeridas - algumas com um estilo simples e minimalista, outras de natureza mais ousada - são ideais para aqueles que gostam de experimentar e brincar com materiais de revestimento para obter resultados surpreendentes.
Nathalie Du Pasquier, artista e designer francesa, juntou-se à equipe da Mutina em 2019 com a realização do BRIC, uma instalação específica para o local exibida por ocasião do MUT 4. Ela projetou o Brac, uma série de elementos tridimensionais, as coleções Mattonelle Margherita e Paesaggi, além das Margherita Paints.
“As Mattonelle Margherita são para todos. As Mattonelle Margherita exigem criatividade. As Mattonelle Margherita são para os destemidos”, sugere Pasquier.