Os revestimentos cobogós da Portobello, além de possuírem extrema qualidade, são elementos que trazem personalidade para o projeto, ideais para espaços que pedem a demarcação do ambiente mas que necessitam da iluminação e ventilação natural.
A palavra cobogó é fruto da junção das primeiras sílabas do sobrenome dos seus criadores: Coimbra, Boeckmann e Góes. Apesar do revestimento ser originário de Recife, sua inspiração é árabe e pode ser encontrado em diversas formas, cores e texturas.
O que é cobogó?
Os cobogós são revestimentos de parede vazados que foram desenvolvidos com o objetivo de levar mais privacidade para as áreas externas das casas. Apesar disso, muitos projetistas têm utilizado este revestimento em áreas internas, também, muitas vezes, para separar ambientes, sem a necessidade de construir uma parede.
Qual a diferença entre muxarabi e cobogó?
O muxarabi possui origem árabe e chegou ao Brasil junto com os portugueses, tornando-se parte da arquitetura colonial, também utilizado em ambientes internos e externos para levar luz e privacidade aos espaços. A diferença entre os dois revestimentos está no design e matéria-prima.
Enquanto o cobogó é um elemento vazado, produzido, originalmente, em concreto, o que resulta em grandes paredes ventiladas, o muxarabi é feito de ripas de madeiras sobrepostas, sendo ideal para regiões quentes e áridas, já que possibilita controlar a incidência de sol e de vento no ambiente.
Qual é a função do cobogó?
Por ser um elemento modular, a função do cobogó é vedar superfícies verticais em construções. Pode ser chamado também de esquadria, pois não têm as mesmas funções de uma parede de vedação comum.
Mesmo que seja fixado com argamassa, todas as juntas têm ângulos retos, ou seja, perpendiculares, não existindo amarração.
Quando e como usar o cobogó?
Os projetistas e designers de interiores podem optar por usar o cobogó nas seguintes situações:
Divisórias: o cobogó funciona como vedação externa em divisórias de terrenos, muros com elementos vazados, garagens ou demais espaços em que se pretenda fazer uma barreira parcial à luz e ao vento.
Também é interessante utilizá-lo como vedação interna dividindo cômodos ou espaços. Uma dica é usar na área de entrada, preservando os espaços mais íntimos da casa;
Fachadas: usar cobogós em fachadas traz, além de beleza e valorização do imóvel, um efeito de sombras no chão causadas pela passagem da luz do sol pelos recortes da peça, funcionando também como muro da casa;
Parede interna: é bastante elegante usar cobogó na parte inferior de bancadas de apartamentos ou entre a cozinha e a sala de jantar. A peça pode funcionar ainda como um fechamento do piso ao teto, funcionando como uma espécie de painel e valorizando a decoração;
Jardim de inverno: Dê um charme a mais no seu projeto utilizando o cobogó no jardim de inverno, criando composições com os mais variados tipos e tamanhos de plantas, garantindo um ambiente arejado e aconchegante.
Existem cobogós de diversas cores e formatos. A escolha do melhor modelo é relativa em relação ao objetivo do ambiente projetado. Na Portobello, existem opções para diferentes projetos de arquitetura e design de interiores, dos rústicos aos modernos.
A resistência é um fator importante na escolha do melhor cobogó para o seu projeto de área externa, pois o produto ficará mais exposto às variações climáticas.
O cobogó de cimento é bastante resistente, tem um estilo rústico, exige menos manutenção e por isso pode ser indicado para ambientes externos de acordo com suas especificações técnicas.
O que combina com cobogó?
O cobogó é bastante utilizado como divisória vazada, tanto dentro de casa quanto fora, com o objetivo de iluminar ambientes, trazendo um ar sofisticado ao seu projeto.
Os cobogós de concreto, por exemplo, combinam com os estilos industrial e rústico, e são muito utilizados em áreas externas, pois são resistentes e ficam expostos ao sol e chuva.
Já o cobogó de cerâmica pode ser usado na forma natural (semelhante ao tijolo) ou receber pintura (fosca ou acetinada). Sua utilidade é bastante ampla, indo desde as paredes externas - que dão para a varanda ou quintal - até internas, buscando criar divisórias entre os ambientes.
O de vidro costuma ser mais encontrado na parte interna das casas, utilizado para separar espaços e proporcionar uma maior passagem de luz entre os ambientes. Como este último combina com vários tipos de revestimentos, o cobogó de vidro é peça curinga na decoração.
Quais são os principais tipos de cobogó?
Há vários modelos de cobogó, com diferentes características e vantagens. No projeto de arquitetura, feito pelo profissional projetista, é possível combinar o cobogó com diferentes elementos e composições de ambientes para cada estilo de decoração.
No mercado, é possível encontrar cobogós feitos de vidro, madeira, gesso, MDF, cerâmica, esmaltado e cimento. Elencamos, a seguir, os três últimos, mais utilizados em projetos de arquitetura e decoração.
Cobogó de cerâmica
É um material versátil, pois se adequa a diferentes tipos de ambientes e cores disponíveis. De grande resistência, fácil limpeza, e facilidade de composição com diversas cores e acabamentos.
Cobogó esmaltado
Possui as mesmas características do cobogó de cerâmica, porém, a diferença está no fato de ser esmaltado, o que confere uma grande possibilidade de acabamento com diferentes cores. Por ser encontrado em uma paleta de cores diversificada, confere ainda mais versatilidade na composição durante o design de interiores.
Cobogó de cimento
O cobogó de cimento é um tijolo decorativo vazado, por ser bastante versátil, pode ser usado nos mais variados projetos, principalmente na divisão de ambientes, sejam em espaços internos ou externos.
O revestimento ainda mantém um agradável conforto térmico, já que não afeta a ventilação e a luminosidade do local onde foi instalado.
Compre cobogós exclusivos na Portobello
Por apresentar diversas opções em revestimentos estilo cobogós, a Portobello oferece um leque diverso de produtos capazes de tornar seu projeto arquitetônico criativo, acolhedor e atemporal.
Aconchego, conforto, e proximidade com a natureza: escolha a opção que mais combina com o seu estilo e tenha o projeto dos sonhos para a sua casa.