Apartamento Escultórico

Rodrigo
Ohtake
Mostra Unlimited 3ª edição
Mostra Unlimited 3ª edição
Volume e cor. Integração e blocos. Curvas e retas. Como discípulo da escola orgânica, Rodrigo Ohtake emprega seu jeito leve, ágil e criativo na concepção do Apartamento Escultórico. Um projeto de múltiplos olhares. Um olhar com o desafio de pouco revelar.

É dentro de um quadrado que Rodrigo assume a provocação de dar curvas aos espaços através de “paredes” que desempenham o papel não somente de delimitadores de ambientes, mas, principalmente, de condutores do olhar em movimento. Formado por quarto, cozinha, sala e banheiro, o projeto consegue preservar a intimidade mesmo tendo a integração como premissa.

A forte presença volumétrica ganha a companhia das cores com o uso de todas as sete opções da linha Oh!Take, reprodução do concreto em tons atemporais e suaves que foram cocriados pelo seu pai e professor, Ruy Ohtake, com a Portobello. A paleta cromática se insere de forma blocada e, ainda assim, respeita o sentido do uso. Um sofá mais quente e confortável. Uma bancada de cozinha mais viva e convidativa. Escolhas para além da estética.

As lastras Oh!Take ilustram todas as suas ilimitadas possibilidades, sejam nas paredes, retas ou curvas, piso e mobiliário. Cortado em filetes, o material se apresenta flexível, o que permite um resultado plástico, interessante e inovador.
Ohtake Rodrigo
Rodrigo Ohtake @__ohtake
Formado Arquiteto e Urbanista na FAU/USP em 2009, com um período de estudos no Politécnico de Milão, Rodrigo Ohtake colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além de trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2016. A partir de 2005, passou a desenhar seus próprios projetos e, em 2011, inaugurou o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design.

Em 2021, retornou para assumir a coordenação do escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo, paralelamente ao próprio escritório. Além dos trabalhos nos escritórios, participou como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago, no Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014. Desde seus primeiros projetos, cria móveis para compor sua arquitetura. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes, área que tem se dedicado cada vez mais. Já teve peças expostas nas feiras MADE e SP/Arte, no Brasil, e Design Miami e Design Miami / Basel.

Foto: Deco Cury

Vídeo