Tierras surgiu da tradição artesanal do Mediterrâneo e concentra-se no conceito de sedimentação, onde os elementos parecem emergir da terra, marcados pela mão humana e pelo passar do tempo.
É uma reinterpretação da arte tradicional, em que diferentes tipos de terracota e argilas, que combinam e se misturam cromaticamente, enriquecem e suavizam a base preta de cerâmica reciclada sobre a qual são cuidadosamente aplicados.
Realizada em grés porcelânico não esmaltado usando a inovadora tecnologia Contínua, que permite trabalhar com pós secos, os resultados são peças extremamente táteis e uma paleta de cores em tons terrosos naturais, profundos e ricos, que contrastam com a base preta por baixo. Esses elementos são combinados com uma série de argamassas em contraste com as nuances anteriores: uma interpretação irônica do rejunte que confere aos ambientes um visual contemporâneo
Patricia Urquiola, arquiteta e designer espanhola, mas de coração italiano, juntou-se à equipe da Mutina em 2008. Ela projetou várias coleções, incluindo Déchier, Bas-Relief, Azulej, Tierras, Déchirer XL, Celosia, El Lobo, Mater, Chamotte e Jali.
“Eu precisava de um material realmente tátil, que não fingisse ser outra coisa. Eu estava procurando um elemento quente, tanto visual quanto ao toque. Deveria lembrar algo familiar, como terracota e lava, e, ao mesmo tempo, ser algo diferente. Um retorno à base, um retorno ao lar, mas uma nova base, uma nova casa”, conclui Urquiola.