Mater - nome que deriva do italiano “materia”, que significa matéria em português, remetendo à terra usada para criar as bases neutras da coleção. Este é um projeto em que o esmalte se torna o verdadeiro protagonista, sendo aplicado por meio de uma técnica de esmaltação inovadora que permitiu a criação de um efeito tátil com grande impacto visual. É uma coleção industrial capaz de transmitir as mesmas sensações de um produto artesanal, adequada para espaços residenciais e comerciais, tanto interiores quanto exteriores.
Mater é produzido em grés porcelânico nos tamanhos 15x60 cm, 60x60 cm e 120x120cm, disponível em uma versão básica com fundo neutro nas cores Uni Beige e Uni Moka. A partir desses dois módulos, a coleção se desdobra em seis variantes caracterizadas por um acabamento brilhante e um padrão decorativo, denominado Segno.
Combinado com o Uni Beige, cria o Segno Bianco, Segno Blu e Segno Terra, e no Uni
Moka dá origem ao Segno Nero, Segno Verde e Segno Ocra.
Patricia Urquiola, arquiteta e designer espanhola, mas italiana de coração, se juntou à equipe da Mutina em 2008. Ela projetou inúmeras coleções, incluindo Déchirer, Bas-Relief, Azulej, Tierras, Déchirer XL, Celosia, El Lobo, Mater, Chamotte e Jali.
“A coleção foi inspirada no piso da sala de reuniões da Mutina. Massimo e eu
queríamos reinterpretar esse elemento artesanal. Assim, iniciamos essa jornada repleta
de empatia e descobertas. Na verdade, o Mater é uma junção de tecnologia, experimentação e artesanato, para os olhos e para o toque”, define Urquiola.