Fringe - borda ornamental feita de fios ou tiras - é a primeira coleção projetada por Michael Anastassiades para a Mutina. É uma telha dividida em uma série de segmentos paralelos de duas larguras, diretamente gravados na superfície. O espaçamento pronunciado do rejunte forma um design semelhante a tijolos e pode ser disposto em diversos padrões por meio de um simples jogo de mudança de orientação. O resultado é uma série de tapetes contínuos com ou sem bordas, que demarcam espaços, adaptando-se perfeitamente a cada ambiente.
A coleção está disponível em um único tamanho de 12,3x12,3 cm, em duas variantes: Thin, com segmentos de 6 mm, e Bold, com segmentos de 15 mm, projetados para serem modulares com uma junta de 3 mm. Cada elemento está disponível em cinco cores: White, Anthracite, Grey, Red e Rose. O produto final é adequado para instalação em pisos e paredes em espaços residenciais e comerciais, tanto interiores quanto exteriores. Aconselhamos o uso de rejunte epóxi para garantir grande estabilidade cromática ao longo do tempo e resistência ao desgaste. Dependendo da cor do rejunte utilizado, em tom ou contraste, o resultado final muda significativamente.
Michael Anastassiades, designer nascido no Chipre e com base em Londres, juntou-se
à equipe da Mutina em 2023 com a coleção Fringe.
"Sempre gostei de como interiores de planta aberta permitem que diferentes funções ocorram em vários layouts. No entanto, o espaço sempre parece se dividir naturalmente em áreas claramente definidas, como uma sequência de atividades pelo chão. Você pode imaginar que elas ocorrem ao longo de uma série de tapetes retangulares perfeitamente ajustados, cada um com um padrão diferente, marcando um território para cada ato. O momento mais intrigante é a transição de um ato para o próximo, com a franja ao redor das bordas definindo o próximo ato a ser encenado”, explica Anastassiades.