Déchirer foi uma revolução no mundo das cerâmicas autorais. O uso da tecnologia conhecida como Contínua permitiu a realização de grandes formatos em grés porcelânico não esmaltado, modulares e de tamanho único, que podem ser usados tanto em pisos quanto em paredes.
Os relevos que cruzam elegantemente a superfície são pouco visíveis; eles não são apenas elementos decorativos, mas representam o que resta de memórias fragmentadas. A paleta de cores é composta por tons neutros que permitem criar espaços mutáveis, harmônicos e encantadores, mantendo ainda um visual contemporâneo.
A coleção combina superfícies, texturas e diferentes materiais, além de explorar novas tecnologias, reinterpretar formas e cores. A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente são fundamentais na coleção, que cria um design moderno e sofisticado, mas também ecologicamente correto.
Patricia Urquiola, arquiteta e designer espanhola, mas italiana de coração, se juntou à equipe da Mutina em 2008. Ela projetou inúmeras coleções, incluindo Déchirer, Bas-Relief, Azulej, Tierras, Déchirer XL, Celosia, El Lobo, Mater, Chamotte e Jali.
“Déchirer surge da ideia de criar uma superfície inspirada na opacidade do concreto,
sempre preservando sua identidade cerâmica. Trabalhando lado a lado, sempre
participando do processo criativo e produtivo, sendo capaz de apreciá-lo também”, explica Urquiola.