Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista afro-brasileira, nascida no Vale do Rio Doce em Minas Gerais, e cria projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero.
Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG. Mestranda do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, atualmente também leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade.
Gabriela é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no departamento de São Paulo, sendo a primeira mulher negra a ocupar este cargo. É fundadora do projeto Arquitetas Negras que mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa a arquitetura afro-brasileira e a arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na arquitetura como forma de dar visibilidade à questão.
Assina o editorial do livro “Arquitetas Negras vol.1”, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil. É CEO do Estúdio de Arquitetura - Gabriela de Matos, criado em 2014. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB RJ. E assina o ambiente de boas-vindas na mostra CASACOR São Paulo 2021, intitulado Espaço Agô.
@gabdematos.arquitetura
Foto do perfil:
Leo Martins